
Categoria: Artigos
Data: 26/08/2024
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Gl 6,7
Adentraremos agora no terceiro mandamento: Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Ex 20.7. Na pastoral passada vislumbramos a profundidade do segundo mandamento. Imagens da pomba, simbolizando o Espírito Santo. O velhinho de barba branca, simbolizando o Pai. Ou aquele Jesus das figurinhas do WhatsApp ou das séries do Netflix são quebra do mandamento e não temos como nos desculpar dizendo que é meramente didático e não para adoração. Pois, se representa Jesus, eu peco em não adorar, pois estou diante da divindade e como estar diante da divindade sem estar em atitude de adoração? E se, então, adoro, eu peco, pois adorei a Cristo por meio de algo que foi criado pelo homem pecador. Assim, também o terceiro mandamento.
Irmãos, como abusamos do Nome do Senhor. E não apenas do Nome Dele em si, mas seus títulos, atributos, ordenanças, da sua Palavra, os sacramentos, o oração, invocações, juramentos, votos, abusamos das obras e promessas de Deus. Em tempos de Instagram, TikTok e outras redes, o que não falta são pessoas com seus aparelhos celulares fazendo piadas, brincadeiras, chacotas, com pretenso ar de ser apenas uma descontração, com os famosos “Não tem nada a ver” ou “Não é bem assim”. Pastores, irmãos! Pastores que sobem ao púlpito e transformam a Igreja em um teatro de stand-up e ao invés de alimentarem as ovelhas do Senhor, pecam quebrando o terceiro mandamento e entretém bodes que riem das anedotas com Deus, ao invés de chorarem e nunca mais voltarem em tal Igreja.
O terceiro mandamento é tão grave, que a oração do Pai Nosso, Mateus 6.9-13, o primeiro pedido de Jesus Cristo é “santificado seja o teu nome;” O primeiro pedido que o Santo Filho faz ao Pai é que o Nome Dele seja santificado em nossos lábios e vida, e continuaríamos nós compartilhando figurinhas com frases do tipo: “Sangue de Jesus tem poder”, “Meu Deus do céu!” e outras frases para situações de divertimento e zombaria? Irmãos, por favor, o Nome do Senhor deve, sim, ser usado, clamado, chamado, invocado, mas cada um aqui consegue perfeitamente entender do que o terceiro mandamento está falando e com discernimento fazer o uso santo do Nome do Senhor.
Como foi explicado até aqui, a Lei foi dada para mostrar que estamos errando e para que se cale toda a boca diante de Deus. Você vai pecar, meu querido leitor. Você vai errar usando o Nome de Deus em vão por vezes. Mas que não seja de forma dolosa e zombeteira. O Senhor é seu Pai celeste. Você daria um tratamento desprezível àquele que tanto te amou? O Apóstolo João nos diz que escreveu para que não pecássemos. Mas, se pecássemos, ele nos diz, de forma libertadora, que temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
Os filhos de Deus, mesmo que até aqui, na ignorância, possam sem dolo, ter cometido pecados horrendos com o Nome de Deus, se emendarão e buscarão a cada dia mais amar ao seu Senhor e se esforçarão em tratar o Nome Dele, seus títulos, atributos, obras e promessas da forma mais honrada e nobre que puderem. Que o Deus da Glória nos capacite e isso.
Rev Ricardo