Categoria: Artigos
Data: 20/03/2024

   Querido leitor, define-se a cegueira como a ausência de percepção visual provocada por um defeito do globo ocular e/ou neurológico. Numa perspectiva legal, a cegueira existe quando o melhor olho tem uma acuidade visual inferior a 1/10 e/ou o campo visual é inferior a 10º. Com o aumento da expectativa de vida, verifica-se uma tendência para um aumento do número de pessoas cegas. Estima-se que em 2020 existam 75 milhões em todo o mundo. De fato, o aumento da população global, da expectativa de vida e a inexistência de cuidados de saúde oftalmológicos adequados, são as principais causas para o aumento destes números. A prevalência aumenta depois dos 60 anos e 90% dos casos ocorrem nas nações mais pobres.
   Em Marcos capítulo 10, vemos o cego Bartimeu, filho de Timeu. Como é constatado em nossos dias, o texto nos informa que ele, além de cego, era mendigo e estava a margem do caminho em Jericó (v46). Jesus estava ali com seus discípulos e numerosa multidão, dos quais muitos tinham o interesse escuso apenas nos sinais que Cristo operava, como diz João em seu evangelho no final do capítulo 2 (Jo 2.23-25). Neste episódio, podemos identificar que o cego ficou sabendo que Jesus estava passando e, desesperadamente, começa a clamar pelo Cristo: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”(v48)
   Ironicamente “vemos” que o único que enxergava em meio a toda aquela multidão neste evento era o cego! O cego que via! Via o filho de Davi, o Cristo prometido pelos profetas, o salvador do mundo. O cego que via!!!
   Percebemos que o que vê Cristo terá dificuldades (v48). Quando alguém vê Cristo e clama por Ele, receberá repreensões da multidão em volta. Satanás, o mundo, a carne serão os primeiros a reagirem e tentarão abafar a voz que clama. Mas não desanime! Grite pelo Cristo! Não se deixe desanimar por aqueles que tentarão dissuadir o clamor de uma alma que viu a Jesus. Persista no clamor, pois Ele chamará. (v49).
Ao mesmo tempo que muitos tentarão parar aquele que enxergou o Cristo, outros surgirão para animar e ajudar (v49). A Igreja foi deixada neste mundo para ser os braços de Cristo nesta terra e ali encontraremos amparo, ensino, discipulado e a palavra que diz: “Tende bom ânimo, levanta-te, Ele te chama”. Em meio às lutas, quedas, pecados, desânimo e aflição, haverá aqueles que o próprio Cristo levantará pelos seus para ajudá-los, acudi-los, ampará-los e animá-los. Creia! O Senhor está chamando!
   Por fim, Diante do Cristo, aqueles que foram chamados por Ele só querem receber a confirmação: “Tua fé te salvou”. O cego Bartimeu viu cumprido em seus olhos carnais aquilo que já estava cumprido em sua alma (v52). Uma alma cega que foi restaurada para ver a salvação do Senhor. Uma alma cega que foi restaurada e que agora poderá seguir os passos do Mestre em direção a Canaã do Alto. Em direção À Jerusalém Celestial.
   Crente! Cristo tem levado seu povo pelo Êxodo que começou no monte da transfiguração. O verdadeiro Êxodo está acontecendo e muito cegos verão a Glória do libertador e voltarão a enxergar. Isso aconteceu com sua vida? Você consegue entender que, muito maior que o milagre operado ali, foi a alma cega que viu a salvação do Deus da Glória? Clame que os seus olhos espirituais possam ver o brilho da liberdade dos filhos de Deus. Este brilho só está reluzindo no Filho de Davi. Tem bom ânimo, Ele está chamando! -  
Rev. Ricardo Luiz Pinto



 


Tags: devocional

Autor: Rev. Ricardo   |   Visualizações: 107 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário