
Categoria: Artigos
Data: 18/07/2024
O Senhor com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus. Pelo seu conhecimento os abismos se rompem, e as nuvens destilam orvalho. Pv 3.19-20
Tenho tido o privilégio de caminhar com os alunos do Colégio Santa Amélia e fiz questão, tanto para a turma mais velha, quanto para os pequenos, de instruí-los com o livro de Provérbios. Provérbios foram escritos para dar instrução. A finalidade deste livro é ensinar a sabedoria e disciplina, como ele mesmo registra no seu primeiro capítulo. É um livro prático e eu costumo dizer que até um ateu, se se aplicar em obedecer pragmaticamente o livro de Provérbios, terá um sucesso terreno em sua caminhada. Mas, lembrando, que obediência não resulta em salvação.
Hoje, dia 08/07/2024, segunda-feira, quando estou escrevendo essa pastoral, caminhei com os jovens no Pv 3.11-20. Este trecho nos diz que Deus corrige a quem ama, ecoando lá na carta aos Hebreus 12.6-7. Depois o autor nos aconselha que aqueles que abraçam a sabedoria são bem aventurados. Por fim, nos diz que o próprio Deus com a sua sabedoria fundou a terra, estabeleceu os céus, cavou as profundezas das águas e fez o orvalho regar a terra.
Meu querido leitor, eu estava pregando para aqueles jovens, mas especialmente para mim. Nunca havia me atentado de forma tão clara que, quando me disponho a abraçar a sabedoria que vem de Deus, estou tendo acesso àquilo que estabeleceu a terra! Que escola de engenharia ou arquitetura,, que teoria, que fórmula matemática pode me dar algo assim? Quando resolvo de todo o coração me aplicar a sabedoria de Deus, estou tendo contato com o conhecimento que estendeu os céus e encheu rios, mares, que traz a própria chuva! O que, produzido por este mundo, pode se assemelhar a isso?
Perceba que é um apelo tão claro que Deus nos faz e que ele oferece, e daí podemos entender o que Tiago diz quando escreve: Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Tg 1.5. Entendemos também o tamanho do estrago que o pecado fez, pois, se verdadeiramente é assim, porque ainda meu coração não se entrega de fato às instruções do Altíssimo e descansa como deveria descansar?
Essa é a luta, meu irmão e leitor. Luta que se iniciou no Éden quando duas vozes entraram em cena. A voz de Deus e do diabo. E preferimos nos agarrar às instruções malignas e não à Cristo que é a sabedoria de Deus. Mas ainda há como reverter isso e é o próprio Deus que tem operado isso em sua Igreja. Anime-se, tome alento e abrace o que Deus nos oferece: Cristo, em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento de Deus (Cl 2.3).
Rev Ricardo