Categoria: Artigos
Data: 04/08/2024

        Na pastoral passada vimos que: 
  1. A Lei de Deus é toda a sua instrução encontrada nas Escrituras que primeiramente foram resumidos em 10 mandamentos e por fim em dois. 
  2. Que amar alguém é informá-la da Lei de Deus. 
  3. Que conduzir alguém ao inferno é incentivá-la a quebrar esta Lei e sofrer as consequências. Hoje continuaremos a entender qual o lugar e papel da Lei de Deus no mundo e na vida do crente.
Em primeiro lugar, a Lei de Deus é a própria ordenação da moralidade universal. Em qualquer lugar deste planeta há uma noção nata de que roubar é errado, matar é errado. Que ofender a divindade, seja ela qual for naquela cultura, é errado. Percebemos que existe algo no ser humano que o move a determinados comportamentos e isso as Escrituras dizem ser a Lei de Deus gravada ainda no coração do ser humano, de forma que este ser humano é indesculpável. Não há para onde correr. Ele sabe que existe um princípio coordenador de todas as coisas. E este papel da Lei é que torna a vida na terra possível. Se não houvesse esse princípio, o pecado já teria nos levado a nos destruir. A Lei serve para que haja um mínimo de disposição em nós para vivermos em sociedade e ordem.
Em segundo lugar, a Lei de Deus serve para instigar os eleitos que ainda estão em trevas a buscarem a Cruz e o Filho de Deus. A Lei é a ferramenta que mostra ao pecador o seu pecado. Ela é um espelho que mostra a nossa feiura e sujeira. O eleito de Deus, diante da verdade da sua impureza e torpeza apresentada pelo confronto da Lei perfeita, buscará a saída, pois é o Espírito Santo que o moverá a isso. A Lei mostra a doença que apenas os eleitos podem ver e daí o Evangelho mostra a cura dessa doença que somente em Cristo pode ser sarada. A Lei apresenta o que há de pior em nós e o Evangelho mostra que apenas em Cristo, que é Deus em carne, podemos ser redimidos desta condição de pecado e miséria.
E por fim, em terceiro lugar, a Lei, para aqueles que foram convertidos pelo Espírito Santo, passa a ser a própria benção de Deus deixada neste mundo em Palavras. A Lei é a sabedoria de Deus para que o salvo possa conduzir sua vida em meio a um mundo mal e prosseguir para a promessa da vida eterna. A Lei passa a ser amada pelo crente do Senhor Jesus. A Lei passa a ser a forma do salvo enxergar o mundo e em tudo quanto o crente fizer, ele apelará para a Lei como sendo o paradigma pelo qual todas as coisas devem ser julgadas. A Santa Lei de Deus, que antes mostrava nossa miséria (e continua mostrando), agora, em Cristo Jesus, nos é instrução e vida para prosseguirmos rumo a Jerusalém Celestial.
Este breve resumo ficou conhecido como os “Três usos da Lei de Deus” ou “Tertius usus legis”. Resumindo: A Lei para o mundo proporciona um modo minimamente civilizado para se viver, mesmo com os efeitos do pecado. A Lei mostra a desgraça da nossa vida e os eleitos entenderão isso e pelo Espírito serão levados a Cristo. A Lei, depois de convertidos pelo Espírito, passa a ser o suprassumo da vida. O modo pelo qual Deus quer que nos guiemos e assim cada dia mais, amando a Lei, vamos sendo moldados a imagem do varão perfeito, Cristo Jesus.
Rev. Ricardo



Autor: Rev. Ricardo   |   Visualizações: 220 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário